Professora de história, faz análise fílmica com os alunos da 3ª série do ensino médio

Ao fazer uma análise de um filme durante as aulas de História é preciso levar em conta que o cinema é uma mistura de arte e técnica, um instrumento construído para agradar e vender, que envolve várias pessoas e possui um alto custo. Seu objetivo, muitas vezes, é com o espetáculo e não com a verdade. O tempo com que as imagens se sucedem, como outras características podem ter várias finalidades. Seja ele documental ou ficcional, é uma fonte a ser considerada pelo historiador, pois o que se vê na tela é uma forma de registro do que aconteceu em algum lugar, em algum momento. 

Cena do filme mostrando Villegaigon chegando na Baía da Guanabara-RJ.
Pensando nessas considerações, a professora de História da 3ª série do EM fez uma análise do filme Vermelho Brasil, para contemplar o tema: Brasil colonial. O filme narra a história da invasão francesa ao litoral brasileiro no século XVI, que resultaria na fundação da França Antártica, colônia francesa que foi instalada no Rio de Janeiro entre 1555-1560. Os franceses que aqui chegaram na expedição de Nicolas Durand de Villegaignon, procuravam um lugar segundo o filme para conquistar “éden terrestre” e serviu como ponto inicial para um maior engajamento dos portugueses na ocupação das terras que haviam descoberto. Logo, de uma pequena fortaleza de madeira construída para combater os invasores e que tinha como sede de armas uma ilha que até hoje carrega o nome de Villegaignon, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. O filme Vermelho Brasil conta esta história a partir de duas crianças, Just e Colombe, órfãos levados na expedição para serem treinados como intérpretes na relação com os “selvagens” nativos.

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