Peça Teatral: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Alunos do IEST assistem à “Memórias Póstumas de Brás Cubas” na Casa de Cultura de Bragança Paulista


Acompanhados do professor de Literatura, os alunos do Ensino Médio, foram conferir a peça teatral “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, adaptação da obra homônima de Machado de Assis, em produção da Cia. Realce de Teatro, de São Paulo.

A obra narra a vida do vil e mimado Brás Cubas – figura que decide, após a morte, contar suas desventuras e desilusões. No enredo, sabemos da infância e adolescência de Brás, um rapaz mimado e cheio de caprichos, que encarna bem os costumes e hipocrisias da alta sociedade carioca do séc. XIX. Ao longo da história, vamos sendo apresentados a diversas situações e figuras que revelam traços sociais como a mesquinhez, a ganância, os relacionamentos por interesse, a luxúria e a promiscuidade, apontando para a natureza mais baixa do homem, exatamente como prescrevia o Realismo, escola literária a que a obra pertence.

O que se pretende, com esse show de erros e vícios, é justamente traçar um panorama da realidade humana, para assim propor a necessária crítica aos costumes viciosos, aos comportamentos antiéticos e à desmoralização social. Machado de Assis faz isso com presteza, valendo-se da figura de um autor que, por ser defunto, pode falar o que lhe der na cabeça.

Assistindo à peça, os alunos puderam entrar em contato com esta obra fundamental de nossa Literatura, bem como refletir sobre a temática da natureza humana e seus meandros mais sombrios.

Além disso, Memórias Póstumas de Brás Cubas consta na lista de leituras obrigatórias dos vestibulares mais importantes do estado (FUVEST e UNICAMP), além de se tratar de um clássico da literatura brasileira e do movimento Realista.

Confira fotos do espetáculo e acesse o site da Cia. Realce para saber mais! http://www.ciarealce.com.br/

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários