Redação Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

"Logo após o início das provas neste domingo, o Ministério da Educação publicou nota com o tema da redação: “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Além disso, adiantou que a coletânea da proposta traz três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Alguns aspectos que podem ser refletidos pelos estudantes perante esse tema são:

1. Ambiental
Para provocar o desejo de aquisição às crianças, muitos produtos exageram nas embalagens, o que causa uma maior geração de lixo, prejudicial ao meio ambiente.

2. Formação crítica da criança
Muitas crianças passam muito tempo de seus dias em frente a televisão, sendo “bombardeadas” por propagandas comerciais apelativas. Como a criança ainda está em processo de formação crítica, são consumidoras mais influenciáveis.

3. Econômica
Muitas crianças influenciam decisavamente na compra dos pais, fazendo pedidos e declarando preferências por um produto ou outro. Isso faz com que os pais gastem mais, podendo levar a um endividamento da família.

4. Marketing enganoso
Muitas empresas utilizam propagandas enganosas ou confusas quando oferecem um produto a um preço maior declarando ter um brinde grátis. Brindes, jogos, produtos associados a personagens famosos, etc são as influências mais decisivas da publicidade infantil.

5. Psicológico
Muitas crianças pertencentes às famílias de classe econômica inferior sofrem ao serem expostas a essa publicidade infantil mas não tendo oportunidade de acesso aos produtos. Inclusive, nas escolas, o bullying pode surgir de conflitos entre crianças que possuem ou não determinada coisa.

6. Social
Um fato ainda mais agravante e extremo é a tendência à criminalidade juvenil, quando adolescentes buscam, através da violência, aquilo que lhes foi negado na infância."

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