Clássicos Literários

Alunos do Ensino Médio apresentam seminários sobre clássicos literários - leitura obrigatória dos vestibulares!

Para início desse trabalho Literário, foram escolhidas as obras Iracema (José de Alencar), um clássico do romantismo, e Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), livro que inicia o realismo no Brasil.

Iracema é uma bela obra romântica, em que história e ficção se misturam para ressignificar, numa verdadeira prosa poética, a colonização da região que hoje compreende o estado do Ceará. Narrando o trágico amor entre a formosa índia Iracema e o valente Martin, colonizador português, o livro cria uma metáfora da própria origem do povo brasileiro, sob o viés idealizado e nacionalista do Romantismo.

Por sua vez, Memórias Póstumas de Brás Cubas nos apresenta ao mundo da alta sociedade carioca do fim do século XIX, problematizando seus hábitos, costumes e, por que não, hipocrisias. Numa linguagem elegante e extremamente irônica, que muitas vezes beira o mordaz, seu autor, Machado de Assis, nos leva a pensar sobre o que há de pior no ser humano, promovendo assim profundas reflexões de ordem moral e ética.

O seminário é uma importante ferramenta de aprendizagem, pois nesse formato os alunos são estimulados à leitura da obra, uma vez que deverão falar apropriadamente sobre ela durante a apresentação. Além disso, o seminário favorece o intercâmbio e o diálogo, devido ao fato de que professor e colegas podem intervir com perguntas e comentários ao longo do processo. Não obstante, esse recurso trabalha ainda a produção textual oral e habilidades como o trabalho em grupo, a postura, etc. No mais, estudos mais recentes na área da Educação apontam que explicar algo a alguém é, de fato, a melhor forma de aprendermos. Por isso, ao longo do ano, todas as séries do Ensino Médio continuarão realizando trabalhos sobre as obras selecionadas pelos principais vestibulares do estado (FUVEST e Unicamp).


Comentários