Como usar a coletânea da proposta de redação do Enem

"A proposta de redação do Enem traz uma coletânea de apoio que pode incluir textos, charges, infográficos, figuras, etc. Essa coletânea não precisa ser usada somente para reflexão sobre o tema ou como inspiração sobre o que escrever. Pelo contrário! A cópia, integral ou parcial, dos textos da coletânea não é permitida na redação. Porém, não podemos confundir a não-cópia com o não-uso dos textos. Vamos entender isso. 

Primeiramente, vamos resumir como funciona a dissertação-argumentativa no Enem. O tema da redação pode ser interpretado como uma pergunta ou reflexão. Essa pergunta deve ser respondida na tese, ou seja, você deve se posicionar sobre a reflexão solicitada e organizar argumentos em defesa de sua posição. Além disso, é necessário desenvolver uma proposta de intervenção, ou seja, uma sugestão de ação que amenize a problemática discutida no texto. Ou seja: tese, argumentos e proposta de intervenção. 

E aí que entra o papel da coletânea. Se analisar atentamente, perceberá que cada texto ou figura da coletânea te auxilia para a construção de uma parte específica da dissertação. Vamos observar isso, analisando a coletânea da redação do Enem 2013.




Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

Pode ser transformado em uma pergunta: Quais os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil? Essa questão deve ser respondida por você na dissertação!

Texto 1: Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?
Esse texto traz a explicação do que é a Lei Seca e as razões que motivaram sua criação. Ou seja, é a definição e contextualização do tema tratado, sendo muito útil para fazer o parágrafo introdutório da dissertação.

Figura 1: Campanha do Governo
Essa figura mostra ações de conscientização já feitas pelo Governo Federal. É útil para a argumentação, pois mostra que um dos efeitos da Lei Seca é o aumento de campanhas e propagandas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre o perigo de dirigir alcoolizado.

Figura 2: Lei Seca em Números
Podemos arriscar dizer que esse infográfico era a parte mais importante da coletânea. Os dados das quatro pesquisas apresentadas são úteis para a argumentação, pois mostram importantes efeitos da Lei Seca, como a diminuição de atendimento hospitalar, vítimas de acidente e mortes. Essas porcentagens podem ser relacionadas com outros argumentos como a melhoria do atendimento hospitalar para outras pessoas em decorrência da diminuição das filas de espera que acidentes de trânsito podem ocasionar por necessitar de atendimento emergencial.

Texto 2: Repulsão magnética a beber e dirigir
Esse texto é um exemplo de proposta de intervenção pronta! Ele contém, em detalhes, a ação que uma agência de comunicação fez para conscientizar as pessoas no exato momento da ingestão da bebida alcoólica. Caso tivesse dificuldade para criar uma proposta de intervenção, o candidato poderia usar esse texto como base, propondo ações semelhantes ou a propagação da mesma ação em outros bares.

Propomos, agora, que você faça essa mesma análise com as outras propostas anteriores do Enem, buscando relacionar cada texto da coletânea a uma parte da dissertação (tese, argumentação e proposta de intervenção)."

Comentários