Quebra de paradigma – como será o processo educacional daqui para a frente?

Quando nos deparamos com mudança, logo surge um sentimento de incômodo e incerteza. Aparecem dúvidas, questionamentos e comentários dos mais variados, dos absurdos aos um pouco mais coerentes.
O século XXI anuncia uma crise de paradigmas, as novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. No entanto continuamos fazendo as mesmas coisas do passado. Os alunos continuam enfileirados uns atrás dos outros e o professor “tentando” se manter no centro. Afinal,  conseguiremos um dia fazer uma educação diferente?
Se partirmos do conceito de cidadania, cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Iremos nos deparar com perguntas, tais como: o que somos, onde estamos e para onde vamos?
Numa sociedade em que ainda não aprendeu a conviver com conflitos, será que um dia, aprenderá a educar adequadamente suas crianças?
O documentário “Quando sinto que já sei” (Brasil, 2014, 78min. – Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez, Anderson Lima) registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo no Brasil. Vale a pena conferir - para quem sabe, começar a quebrar paradigmas.


Comentários