Eletricidade

Alunos da 2ª série fazem abajur nas aulas de Física

Eletricidade é a área da Física responsável pelo estudo de fenômenos associados a cargas elétricas. O termo eletricidade originou-se da palavra eléktron, que é derivada do nome grego âmbar. Este, por sua vez, é uma resina fóssil que, quando atritada em algum tecido, pode passar a atrair pequenos objetos.

Com o passar dos tempos, os estudos sobre Eletricidade assumiram uma enorme dimensão. Atualmente é impossível imaginar nossa vida sem ela. Quer ver um exemplo? Lâmpadas, computadores, aparelhos de TV, geladeiras, entre tantos outros, são todos equipamentos elétricos que nos proporcionam conforto. Os meios de comunicação não existiriam sem os avanços nessa área.

A Eletricidade pode ser dividida em três partes:
  • Eletrostática: Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico.
  • Eletrodinâmica: É a parte da Eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores.
  • Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.
Para tornar a compreensão da matéria mais atraente, o professor da área, levou os alunos ao laboratório do IEST e orientou-os a fazerem abajures. A alegria deles ao testar com a lâmpada e constatar que ela acendia, compensou a atividade. 








Comentários