O colapso no abastecimento de água em São Paulo - Prof. Fábio José Machado
Como sempre acontece todos os anos, há épocas do ano em que chove bastante e há épocas em que as chuvas quase não ocorrem, estes períodos são chamados de períodos de estiagem.
Se esta estiagem se prolonga por muito tempo, provavelmente a população pode passar por períodos com a disponibilidade de água reduzida, porém isso pode ser previsto antecipadamente por causa das medições, observações e cálculos meteorológicos.
Muito tem se discutido em relação à seca pela qual passa a região sudeste brasileira e várias “desculpas”, devido à falta de água no Sistema Cantareira, foram atribuídas ao clima e a esta estiagem prolongada pela qual a região tem passado. Porém, se observamos os dados dos últimos 5 anos observaremos que a quantidade de água disponível vinha diminuindo ao longo do tempo e nenhuma atitude política foi tomada para que o colapso fosse evitado.
Para conhecer mais sobre o assunto, e provavelmente esse tema apareça nos vestibulares e no ENEM neste segundo semestre, acesse os links abaixo.
Entendendo a crise:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/07/entenda-crise-no-cantareira.html
Cobertura completa da estiagem histórica no Sistema Cantareira:
http://noticias.r7.com/sao-paulo/crise-no-sistema-cantareira
http://noticias.r7.com/sao-paulo/crise-no-sistema-cantareira
Comentários
Postar um comentário