Geometria Molecular

No laboratório de Química, alunos da 3ª série do ensino médio criaram esculturas com massa de modelar para representar diferentes geometrias moleculares.

"A geometria molecular baseia-se na forma espacial que as moléculas assumem pelo arranjo dos átomos ligados. Assim, cada molécula apresenta uma forma geométrica característica da natureza das ligações (iônicas ou covalentes) e dos constituintes (como elétrons de valência e eletronegatividade).

A distribuição dos átomos nas moléculas ocorre em três dimensões e é responsável por muitas propriedades das substâncias. Essa representação mostra a forma geométrica da molécula.

Para facilitar a visualização espacial das moléculas, é comum utilizarmos modelos em que esferas- representadas por átomos- são unidas por barras, que simulam as ligações químicas. É importante levar em conta a posição do elemento químico na Tabela Periódica, visto que a posição de cada família nos permite encontrar a quantidade de elétrons na camada de valência.

Sabendo o número de elétrons na última camada, basta aplicar a regra do octeto e fazer o compartilhamento dos elétrons para que os átomos possam ficar estáveis e criar ligações covalentes.

A geometria da molécula depende da quantidade de átomos envolvidos e se há ou não elétrons que não participam da ligação no átomo central.

A partir da geometria, podemos entender algumas propriedades das substâncias, como é o caso da polaridade das moléculas, o que explica, por exemplo, a insolubilidade de óleo(apolar) em água (polar)."

Confira as fotos do trabalho desenvolvido pelos alunos:







Comentários