Professor André Bacci indica filmes sobre a Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã (1955-1975), o conflito mais emblemático inserido no contexto de descolonização da Ásia, está sendo objeto de discussões nas aulas de História no 9º ano do ensino fundamental e na 2ª série do ensino médio. Ela é assunto tratado em vários filmes e documentários, cada um abordando o tema de um ponto de vista diferente, mas todos contribuindo para captar o sentido da realidade histórica. Abaixo uma lista de filmes sobre o tema. Estourem a pipoca e aproveitem!

Bom Dia Vietnã (um irreverente militar aeronauta (Robin Williams), é escalado para ser DJ na rádio de Saigon, controlada pelos americanos. Seu programa faz muito sucesso, o que desperta os ciúmes em seu superior hierárquico, que o acusa de subversivo, por noticiar um ataque à cidade, que os militares preferiam manter em segredo).

Corações e Mentes (um dos mais corajosos documentários já feitos, por tocar numa ferida aberta dos EUA, ainda no calor de 1974. Dirigido por Peter Davis, conta os absurdos da guerra através de imagens poderosas e entrevistas com todos os lados envolvidos, dos veteranos aos desertores, dos líderes às vítimas vietnamitas. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário).

Apocalypse Now (Francis Ford Coppola desceu ao inferno ao transportar o livro 'Coração das Trevas' de Joseph Conrad para o Vietnã, numa filmagem cheia de percalços, mas que resultou numa obra-prima. Um capitão americano (Martin Sheen) é enviado à selva com a missão de matar um coronel (Marlon Brando) que, enlouquecido, era adorado por seus seguidores e tornou-se um problema).

O Sobrevivente (Christian Bale é um alemão, que na América tornou-se tenente aviador e é enviado ao Vietnã logo no começo do conflito. Em sua primeira missão sobre o Laos, seu avião é abatido, ele se torna prisioneiro e, junto com outros soldados, organiza uma fuga arriscada pela floresta. Dirigido pelo genial Werner Herzog, trata da força da natureza, de insanidade e companheirismo. Baseado numa história real).

Pecados da Guerra (Sean Penn é um sargento no comando de uma patrulha de cinco soldados, que raptam uma jovem para ser objeto de prazer do pelotão. Quatro deles a estupram e a garota acaba morrendo. O que não participa (Michael J.Fox), decide denunciar o ocorrido).

Hamburger Hill (a descrição de uma das mais famosas e sangrentas batalhas da guerra, ocorrida entre 10 e 20 de maio de 1969 no monte 937, controlado pelos norte-vietnamitas e que ganhou este apelido devido à violência do contra-ataque, que transformava soldados em "carne de hamburger". Dirigido pelo britânico John Irwin, com trilha hipnótica de Philip Glass). 

Fomos Heróis (Mel Gibson é um tenente-coronel, que junto a outros 400 soldados e é cercado por 2 mil vietnamitas, originando uma batalha sem precedentes, que apelidou o local de Vale da Morte. Baseado num livro e em fatos reais, apesar de humanizar um pouco o lado inimigo, o filme apela para o patriotismo e alguns clichês de heroísmo).

Nascido para Matar (um sargento sádico treina recrutas para a guerra do Vietnã. quando a preparação termina, eles são mandados para o front e se deparam com o inferno. Dividido em duas partes – treinamento e batalha – é uma descrição seca e cruel dos horrores da guerra. Um dos melhores filmes do mestre Stanley Kubrick).

Platoon (Charlie Sheen é um jovem recruta voluntário enviado ao Vietnã, que rapidamente é envolvido em batalhas sangrentas na selva. Sob seu comando estão dois sargentos de temperamentos opostos, um violento e cruel (Tom Berenger) e o outro compreensivo (Willem Dafoe). Primeiro filme de destaque de Oliver Stone, baseado em suas próprias memórias. Ganhou o Oscar 1986 de filme, diretor, edição e som. Sua continuação, "Nascido em 4 de Julho", de 1989 também ganhou os Oscars de diretor e edição).

O Franco Atirador (três amigos de uma cidadezinha industrial (Robert DeNiro, Chritopher Walken e John Savage) vão para o Vietnã e acabam capturados. Feitos prisioneiros são submetidos a todo tipo de tortura, incluindo sessões de roleta russa entre si, traumas dos quais nunca mais se recuperariam. Um dos mais impressionantes filmes sobre os traumas de guerra, ganhador de cinco Oscars: filme, direto, ator coadjuvante, edição e som).

Comentários