Chuva Ácida

Alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio simulam chuva ácida em laboratório


Um dos problemas ambientais causados pela excessiva queima de combustíveis em automóveis e indústrias é a produção da chuva ácida. Como esses combustíveis tem enxofre, ao serem queimados é produzido o gás dióxido de enxofre que em contato com a água da chuva produz o ácido sulfúrico.

O termo chuva ácida foi primeiramente usado em 1872 por Robert Angus Smith, um químico e climatologista inglês. Ele o usou para descrever a precipitação ácida em Manchester, logo após a Revolução Industrial.

A água neutra tem pH 7. A água da chuva, torna-se naturalmente ácida pela dissolução de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Ele reage com a água para formar um ácido fraco, o ácido carbônio (H2CO3).

O pH resultante é de 5,6. No entanto, os gases dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) produzidos pela queima de combustíveis em indústrias e automóveis produzem ácidos fortes, o que causa o fenômeno não natural da chuva ácida.

Diferentemente do CO2, os óxidos de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) reagem com materiais presentes na atmosfera formando ácidos mais fortes.

A chuva ácida pode causar acidificação de lagos e solo, prejudicando a vida nestes sistemas e corrosão de monumentos e estátuas de calcário, criando uma perda cultural para a sociedade.

No experimento, os alunos queimaram um algodão com enxofre dentro de um pote que continha uma solução básica (rosa). Com a formação do gás, este reage com a água, produz o ácido , que por sua vez neutraliza a base e faz a solução ficar incolor.

Confira a filmagem do experimento.


Comentários