Produção do Etanol

Alunos da 2ª série do ensino médio estudam sobre a produção do Etanol e realizam experimento em laboratório

As funções orgânicas são grupos de substâncias que têm características estruturais e propriedades físicas semelhantes. Entre elas, podemos encontrar a função de álcool, facilmente reconhecida pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.


O álcool mais famoso é o etanol (C2H5OH) justamente por ser usado como combustível para automóveis. O Brasil é o país com maior frota de carros movidos a etanol. Mas você sabe como é produzido o álcool a partir da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima usada na produção de álcool no Brasil. A partir de 1ha (hectare, ou seja, 10.000m2) de plantação, pode-se obter cerca de 3mil litros de etanol. A cana-de-açúcar passa inicialmente pelo processo de moagem, em que o suco de cana, garapa, é separada do bagaço, que pode ser queimado como combustível ou usado para alimentação do gado. Em seguida, a garapa é aquecida até que boa parte da água evapore e se forme um líquido viscoso e rico em açúcar, chamado de melaço. Esse material é acidificado para que esteja em condições ideais para o desenvolvimento das leveduras( micro-organismos que possuem enzimas, capazes de acelerar a transformação de açúcares em álcool etílico e gás carbônico). É na presença das leveduras que o melaço passará pelo processo de fermentação alcoólica, que dura cerca de 50 horas, ocorrendo a formação do etanol.

O tipo de açúcar encontrado na cana chama-se sacarose (C12H22O11) ele reage com água e as leveduras o transformam em outros dois tipos de açúcar, chamados glicose (C6H12O6) e frutose, de mesma fórmula. Na segunda etapa, as mesmas leveduras transformam a glicose e a frutose em etanol e gás carbônico.

Após a fermentação, o resultado é uma mistura que tem 14% de álcool e o restante de água. Para retirar a água, usa-se o processo de destilação simples. Obtêm-se uma mistura que tem 96% de álcool e 4% de água. Para obter o álcool anidro (100% puro, sem água), adiciona-se cal (CaO), ela reage com a água e produz a cal hidrata- Ca(OH)2.

Confira as fotos do experimento realizado pelos alunos para simular a produção do etanol a partir da fermentação.

Clique na imagem para conferir a galeria 


Comentários