Professores de Português analisam Til, de José de Alencar com os alunos do ensino médio

Toda obra literária permite mais de uma leitura e mais de uma análise. Por esta razão, os professores de Língua Portuguesa e Literatura se uniram para o estudo da obra Til, romance brasileiro de José de Alencar, visando a preparação dos alunos do Ensino Médio ao vestibular.


Coube aos alunos a apresentação, em seminário, da estrutura do romance, cuja ação ocorre na Fazenda das Palmas, localizada na região de Campinas, interior do estado de São Paulo, e transcorre temporariamente a partir de 1826. Também as tramas que envolvem as personagens, sendo Berta, personagem central do romance e típico arquétipo da heroína romântica. O foco narrativo, o tempo psicológico, que não obedece a uma linearidade e o autor falando com uma voz impessoal, na terceira pessoa, dentro do próprio romance.

Após a apresentação, os professores delinearam um retrato do Brasil rural do século XIX, as diferentes fases do autor: os romances históricos, urbanos e regionalistas, demonstrando como a literatura romântica teve um papel social importantíssimo no processo de independência do Brasil.

Os professores destacaram que para entender e interpretar o texto, não basta saber apenas o que é dito, mas também como é dito. Ou seja, os alunos devem saber identificar os recursos técnicos e estilísticos que o autor utilizou.

A aplicação de um quiz sobre a obra analisada entreteve os alunos na biblioteca.


Comentários