Alunos do Ensino Médio revelam suas Utopias

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio trabalharam, nas aulas de Literatura, o conceito de Utopia – uma realidade inalcançável, idealizada, impossível, como a descrita por Manuel Bandeira nos famosos versos de “Pasárgada”:

[...]
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
[...]
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

O poeta, acometido por uma tuberculose com a qual conviveu desde a mocidade, revela seu desejo de escapar para um mundo perfeito. De forma a compreender melhor esse sentimento, os alunos fizeram a releitura do poema, descrevendo, em verso e em prosa, suas pasárgadas pessoais. Confira alguns textos produzidos pelos alunos:



Na terra onde eu vivo
É muito alegre e florido
Nunca vi nada igual
Nem em filme musical

Aqui a música nunca para
somos chamados de loucos
por quem não entende a melodia
mas é a dança que contagia

J. V. D.



O inexplicável

O céu é um lugar de sonhos
onde tudo é perfeito
Olho as estrelas, a lua, as nuvens
e penso...amo tudo, é perfeito!
Essa perfeição sem igual:
será que de lá eu vim, e para lá vou voltar?
Questionamento surreal

P.



Mundo perfeito

No meu mundo perfeito não haveria guerras, nem armas existiriam.
As pessoas respeitariam as crenças dos outros, aceitariam a opção sexual de cada um.
A cor da pele não seria um problema.
A política seria justa e honesta.
Inveja e ódio não caberiam no coração de ninguém.

M.J.



Pasárgada

Quero um mundo de paz, tão diferente, com outros conceitos; quero mais amor entre a sociedade, entre a civilização, pois o presente está carente de amor, e é esse amor que precisamos ressuscitar em todos nós. As crianças de hoje não brincam como as crianças de ontem.

C.T.




Vou fugir para o paraíso
Lá onde o mar é transparente
Lá onde o sol colore os dias
Onde a noites são quentes

Vou deixar esta terra sem graça
Onde as pessoas são sempre iguais
Onde o tempo não passa
E vivemos na esperança de mudar

M.B.



Vou embora pra Pasárgada
O Zac Efron mora por lá
Lá posso ser rica e feliz
Com lobos para uivar
Lá vou ter aposentadoria
Para me beneficiar
Lá eu posso escrever do jeito que eu quiZer
Sem um professor chato de gramática
Para me apoquentar

G.T.



Para mim, enquanto houver paz e felicidade predominando em minha vida e minha família estiver comigo, qualquer lugar pode se tornar um paraíso. Mas se fosse para escolher um lugar que eu amo, seria a praia: não tem coisa melhor do que sentar e ouvir o barulho que o mar faz.

J.



Pasárgada

Acordando
Sem hora
Fico pensando
O que farei lá fora
Comer
Sabendo que não irei engordar
Ler
Sabendo que minha vista não vai cansar
[...]

B.A

Comentários