Urgência do saneamento básico no Brasil

Continuando com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Casa Comum: nossa responsabilidade”, os alunos da 1ª série do ensino médio, abordaram um tema mais específico relacionado ao assunto, durante as aulas de Biologia: parasitoses, dentre elas, aquelas causadas pela ação de vermes.

Com o intuito de alertar e conscientizar os colegas, a apresentação dos seminários para a disciplina de biologia, despertou neles o interesse por outros tópicos que estão diretamente ligados a casos destas parasitoses como, por exemplo, a falta de saneamento básico.

O Governo já admitiu em março deste ano que o problema com o saneamento básico no país só será resolvido em 2033. Existe um conjunto de fatores que impede o cumprimento desta meta, que é atender 90% da população com tratamento e destinação adequada do esgoto e ter acesso à água potável, sendo que hoje somente 43% tem acesso a este serviço.

Veja alguns questionamentos que despertaram a atenção dos alunos:

1. Se somente 43% da população tem acesso ao saneamento básico, como fica o restante da população em relação ao “não acesso”?

2. O custo para o tratamento (internação e medicamentos) é mais alto do que estender a rede de saneamento básico a todos os municípios, então qual a justificativa para não se fazer tais obras?

3. Se essas doenças (e tantas outras) estão relacionadas à falta de saneamento, não são todas as pessoas que podem ser acometidas por causa delas, existem classes sociais que serão mais prejudicadas do que outras, certo?

4. De quem é o interesse em manter uma situação dessas no Brasil?

As respostas são mais simples do que se parece, mas enquanto a realidade geral da população ainda não muda nossos alunos já estão mais conscientes de seus respectivos papéis perante tal situação, disseminadores das informações e dos conhecimentos adquiridos com esses trabalhos, para que num futuro próximo cada um possa contribuir a sua maneira para a melhoria da sociedade em que vivemos. (Professor Fábio José Machado).

Clique na imagem para ampliar 







Comentários